// Jovem e mulher integram a nova direção do Grupo Pela Vidda-RJ | Pela Vidda

NOTICIAS

Jovem e mulher integram a nova direção do Grupo Pela Vidda-RJ


O Pela Vidda-RJ elegeu sua nova diretoria, que estará no comando do grupo pelos próximos dois anos. A posse aconteceu na Assembleia Geral Ordinária do Grupo Pela Vidda –RJ, que aconteceu no dia 05 de julho, na sede do Grupo, no centro da cidade. A nova diretoria é composta por George Gouveia, que segue na presidência, Monica Souza, na vice-presidência, e o jovem Marcus Vinicius, na direção administrativa.

A presença de uma mulher e um jovem na direção é muito representativa para o Pela Vidda-RJ, pois essas duas populações apresentam-se de forma bastante vulnerável dentro da epidemia de HIV. Apesar de o número de infecções ainda ser maior no sexo masculino, as vulnerabilidades e os riscos associados ao HIV estão intimamente ligados a desigualdades de gênero da nossa sociedade. Além das mulheres, os dados relacionados aos jovens também preocupam. De acordo com os últimos Boletins Epidemiológicos do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, apesar dos casos de novas infecções de HIV terem diminuído, entre os jovens elas estão aumentando.

Monica Souza iniciou seu voluntariado no grupo em 2009.  Para ela, é uma honra estar representando o Grupo Pela Vidda-RJ e ser uma mulher na vice-presidência: “É importante que mulheres estejam à frente das organizações, na política, no trabalho e onde for. A mulher, ainda hoje, precisa assumir mais papéis importantes.”. Quanto à epidemia, Monica aposta na informação para combatê-la. “Os grupos devem estar cientes dos riscos a qual estão expostos”, lembra a vice-presidente.

Já Marcus Vinicius entrou no Pela Vidda-RJ em 2010 como voluntário. Para ele, ter um jovem atuando na direção do grupo é de extrema importância para que o Pela Vidda-RJ ganhe maior visibilidade com os essa população. Agora, como diretor administrativo, Marcus tem alguns projetos em mente que busca colocar em prática para poder levar mais informação aos jovens.

 Experiência para lidar com novos desafios

Com toda a sua experiência, o presidente George Gouveia, que está no Pela Vidda-RJ desde 2000, ressalta que o principal desafio do Grupo nos próximos anos é conseguir mais financiamento para manter seus projetos. Assim, George buscará incrementar os trabalhos e projetos que são realizados pelo Pela Vidda-RJ, como as testagens e respectivo apoio psicológico.

O Pela Vidda-RJ foi fundado há 27 anos e foi o primeiro grupo fundado por pessoas vivendo com HIV/Adis. Desde então, trabalha pela integração, valorização e dignidade dessas pessoas vivendo com HIV e Aids. Ele fica na Av. Rio Branco, nº 135, grupo 709, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações: 25181997 ou gpvrj@pelavidda.org.br.